Mil caras

As ruas de Higienópolis sempre estão cheias na hora do almoço. O vaivém de carros, estudantes e profissionais torna o bairro mais animado no período de aulas e também muito interessante de analisar. Na rua larga, com uma banca de esquina, sempre ficam os jovens endinheirados rebeldes, fumando seus cigarros sabor hortelã e comentando sobre a mais nova (ou mais velha) tatuagem adquirida. Os estudantes de faculdade ora sobem, ora descem pela ladeira mais próxima rumo ao metrô: é preciso ser profissional para quebrar a maré e partir para a Maria Antônia onde o formigueiro realmente se instala. Ao meio dia, surgem camelôs bolivianos-chilenos-índios com bolsas e assessórios femininos super faturados de encher os olhos de lágrimas; esses sim sabem escolher belos produtos. Os funcionários das lojas de calçados, em bando, sempre se reúnem no carrinho do melhor yakissoba sujo de São Paulo e nessa hora até o elitizado Pão de Açúcar fica lotado: todo mundo quer comprar uma Coca 2 litros pra acompanhar.

No meu caminho de volta passo mais uma vez pela rua da banca dos rebeldes, só que do outro lado. Alguns pais esperam em suas Land Rovers blindadas seus comportados pupilos com cara de poucos amigos e pouco tempo, alheios ao cheiro de maconha evidente vindo da calçada ao lado. E são esses que não entendem o por que da juventude ser assim.

Em um prédio mais a frente reparo num velhinho que está na janela pela 5ª ou 6ª vez consecutiva na semana. Com os braços apoiados no parapeito olhava atentamente o movimento como se aquele fosse o mais perto que pudesse estar do mundo real. Pensei em cumprimentá-lo, mas me contive. Cumprimentar desconhecidos anda meio fora de moda e eu fiquei tímida, confesso. Uns metros à frente olhei para trás e ele ainda estava lá, absorvendo uma Higienópolis talvez muito diferente dos tempos em que ele circulava pelas ruas. Ou talvez, assustadoramente igual.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: