Diploma pra quê?

Eu não tava dando muita bola pra essa coisa do diploma de jornalismo. Sou tão desencanada da profissão que não acho mesmo que vá mudar alguma coisa do que já é atualmente: péssimos salários, mercado escasso para recém formados, e bi bi bi e blá blá blá. Nada que profissionais de outras áreas também não encarem.

Eu fiquei REALMENTE doida com essa história toda quando ouvi de alguns amigos (inúmeras vezes) que qualquer idiota que saiba escrever e que faça isso num blog pode ser chamado, também, de jornalista. Não é verdade. Jornalismo vai muito além de escrever bem. Aliás, isso que vemos hoje em dia em jornais, revistas, televisão, rádio e sites não é jornalismo. São vãs repetições de pseudo-informações mal apuradas, difíceis de engolir pelas classes baixas, tidas como verdade pela classe média e manipuladas pela classe alta. #teoriadocaos.

Escrever sobre aquilo que gosta, sem prazos, compromisso, apuração, reais interesses políticos, econômicos, editoriais e sem a preocupação de vender, ser bem compreendido e VEROSSÍMIL é muito simples. De verdade. É literatura, é hobby, é prazer. É o que eu faço num blog. Um jornalista que trabalha em redação, caso algum desinformado ainda não saiba, faz de 6 a 12 matérias por dia num período médio de 8 horas.Ele entrevista, resume, transcreve, escreve, reescreve, atende telefonemas, agenda novas entrevistas, passa por um crivo editorial que, via de regra, discorda de TUDO que está escrito no papel e exige mais rapidez, mais coesão de idéias, mais clareza e mais, mais, mais… Pra depois reduzir toda a matéria ao mínimo. Tudo em favor da publicidade.

É uma corrida contra o tempo, uma pesquisa que pode ter resultados catastróficos se não for bem feita (e sempre tem), dores de cabeça, cafés e pressão o tempo todo. Como em muitas outras profissões, que eu bem sei. Mas as outras profissões são TREINADAS para tal, como um jornalista, em sua GRADUAÇÃO, também é. Taí a importância do diploma. Existe uma coisa chamada LEAD, existe uma certa estrutura certa para que a informação seja melhor absorvida, existe uma história que deve ser compreendida por traz de tudo aquilo, uma sociologia, uma filosofia e toda uma compreensão de mundo que é necessária para ser BOM. A faculdade ensina isso.

Existem mil regras gramaticais, mil estilos que podem ser seguidos, explorados, inovados, livros de diversos assuntos para ler, certa postura diante das câmeras, jeitos diferentes de se comportar e passar a informação. Ou você ainda tem a velha idéia de que jornalismo só é feito de forma escrita? E MAIS, como qualquer literatura? Se não fosse algo diferente, não seria complexo, polêmico e ameaçador como é. Existem blogueiros muito mais competentes que muito jornalista formado por aí? Claro que sim. Mas também existe muito médico açougueiro, engenheiro ladrão, advogado incoerente…E por aí vai.

Amo a essência do jornalismo, preciso me colocar profissionalmente e vender meus textos porque além de pseudo “formadora de opinião” sou parte do sistema capitalista e tenho sonhos, desejos, vontades e um modo remunerado para alcançá-los. E assim como você faz contas o que eu sei fazer é escrever (e desenhar) pra viver.

Ainda bem que entre mortos e feridos eu tinha um plano B desde o começo. Ainda bem.

3 responses to this post.

  1. Posted by Bianca Hayashi on 23/06/2009 at 21:08

    Concordo! E quem acha que jornalismo é só saber escrever… vai viver um dia numa redação, vai…

    Responder

  2. Posted by renan on 23/06/2009 at 21:21

    se jornalismo fosse só escrever no colegial entao eu ja era jornalista uhashuauh de tanta redaçao q fiz nakela porcaria. isso aew doida!

    Responder

  3. concordo em gênero, número e grau. Quem acha que jornalismo é fácil deveria experimentar a rotina ao menos um dia na vida. E cursar uma faculdade não faz mal a ninguém. Pelo contrário, edifica e ajuda a mudar a visão de mundo.

    Bjos

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: