não depende de nós.

Uma amiga leu um livro que falava sobre a auto-estima. O autor afirmava que aquilo que sentimos em relação a nós mesmos é baseado em coisas que acontecem de verdade na vida da gente, nas nossas não-frustrações. Por muito tempo achei que auto-estima era questão apenas de ponto de vista, do modo como você encara a sua vida e as coisas ao seu redor, mas isso não necessariamente acontece. Se você trabalha, tem retorno financeiro por isso e, de quebra, é elogiado, começa a acreditar que é bom no que faz. Reação baseada num fato. Se você se relaciona com alguém, obtém um retorno positivo, uma ligação, um SMS ou coisa do tipo, acredita que agradou o outro. E passa a ser convicta de que relacionamentos valem a pena, funcionam e continua investindo para que eles dêem certo. Se não, acha que o problema está em você; é a ordem natural das coisas.  A questão é que quase nenhum aspecto da vida depende única e exclusivamente das nossas atitudes. Relacionar-se ou trabalhar não depende exatamente só de você.

Quantas vezes você já se sentiu inadequado? Perguntou por aí o que faz de errado? Por que ninguém te liga no dia seguinte, por que nenhum emprego te dá retorno, nenhum estágio funciona? Inúmeras, não? E isso tudo se aplica a muitas outras áreas da vida, aos amigos, à família, nos aspectos religiosos… Enfim, tudo no mundo é uma combinação daquilo que você faz com aquilo que os outros fazem. Às vezes, não existe um problema com você. Às vezes, foi o tempo e o espaço que não contriubuiram para que tal coisa acontecesse; a pessoa não era aquela pessoa, a oportunidade não era pra ser, aquela não era a vida destinada à você. Sim, eu sou clichê, eu acredito em destino. Na verdade, acredito em algo chamado predestinação, mas isso é assunto para outro post. O que eu quero dizer é que a sua auto-estima é mesma baseada em fatos, mas você  não deve se sentir 100% responsável pelos seus fracassos. Achar que quem luta sempre consegue e quem corre atrás sempre conquista, tem sentido. Mas não vale  se menosprezar quando as coisas não funcionam, porque NEM SEMPRE, quem acredita sempre alcança. Mas, é claro que o sol vai voltar amanhã.

E haverão ainda um sem número de chances para ser feliz. Basta não desistir.

UPDATE>>

A leitora Ana, (@ana_cherrylips) recomendou uma música que tem TUDO a ver com post! Aí vai:

20 responses to this post.

  1. Embora eu não te conheça, queria que vc soubesse que seus posts têm me dado uma força que vc nem imagina! Esse último acabou de mudar meu dia! Parabéns pelo blog!

    Responder

    • Posted by Ericka Rocha on 08/02/2011 at 12:35

      Embora eu também não te conheça, Si, saiba que é esse mesmo o objetivo do blog! Nós todos somos iguais em muitos e muitos aspectos… Se às vezes a gente não descobre isso com quem está por perto, porque não descobrir com quem nem sabe direito sobre o que se passa na vida da gente, não é?

      Suuuuuper beijo! =]

      Responder

  2. Posted by Carla Maia on 08/02/2011 at 12:27

    Eu amo quando você coloca letra de música no meio da frase e eu leio cantando! ENFIM!
    HAHAHAHA

    Mas é isso, tem gente que não lê os livros de auto-ajuda pq são todos clichês e falam sempre a mesma coisa.
    Mas aqui, que vida não é clichê nesse mundo?
    Vamos combinar ..

    A gente espera muito .. esse é o ponto!
    Todos .. TODOS .. somos ansiosos E ambiciosos e QUEREMOS que tudo na nossa vida de certo .. tipo .. AGORA!

    Tá calor, eu quero um sorvete .. AGORA!
    Eu to carente, eu quero um sms de amor e carinho .. AGORA!

    Todo mundo muito mimado! =) hahahaha

    é isso .. beijos, te amo! =*

    Responder

  3. já assistiu o clipe de “Fuckin Perfect” da Pink? chorei duas vezes ontem por causa dele.
    “você é tão má quando fala sobre si mesma
    você está errada.
    mude essas vozes na sua cabeça,
    faça elas gostarem de você.”

    há que se ter paciência e força pra continuar.
    as coisas vêm, elas ficam ou não, elas vão…
    é só fazer o melhor do que nos chega. e tentar não piorar o que ainda nem veio. aceitar sem culpa e sem dor, só com esperança.
    a gente cai e levanta. pode até demorar, mas dá um passo pra frente 🙂

    Responder

    • Posted by Ericka Rocha on 08/02/2011 at 12:33

      Ana, NUNCA VI ESSE CLIPE. Vou anexar aqui no post, já! E ir no seu blog tb, que eu nem sabia existir!
      COMO ASSIM???
      E vc tá certíssima! A gente cai, levanta, mas tem que dar o passo é pra frente!

      Um bju!

      =]

      Responder

  4. Mto bommmm o blog!
    Amei o post…
    Realmente as x perdemos tempo perguntando porque disso ou aquilo?! Quando na verdade nada estava a favor e não dependeu da gnt…
    Nos colocamos pra baixo por nada!!!
    Mto bom ver por esse lado, do n depende de nós!
    Bjokss
    Pri

    http://www.epocaboutique.blogspot.com

    Responder

  5. Ahhhh quanto ao cinza, tenta;
    CINZA+AMARELO = SHOW
    CINZA+ROXO aquele tom bem fechado
    CINZA+VERMELHO fechado tb
    CINZA+VERDE MUSGO
    CINZA+PRETO
    CINZA+BRANCO

    Eu uso mto com esses tons e todos ficam lindos!!!

    bjsss

    Responder

  6. Achei o post maravilhoso..
    Precisava mesmo ler algumas coisas daí.. eu tenho uma grande mania como você disse que me colocar lá embaixo quando algo não sai como esperado.
    Adorei!

    Beijos

    Responder

  7. Posted by Melzer on 08/02/2011 at 15:20

    Eu tenho me sentido inadequada grande parte do tempo, mas desistir jamais! É impossível ganhar todas, mas também é impossível perder todas.

    =*** Erickaaa!
    Saudades ENORMES de você!
    See ya! o/

    Responder

  8. Carambaaa, amei esse texto!!! Não podemos deixar a peteca cair e ficar dependente de aceitação de todos..
    Beijos
    Jaque

    Responder

  9. Posted by Yuka on 08/02/2011 at 21:20

    Olá!
    Bom, eu sou budista. Então eu discordo um pouco de você. Acredito que tudo o que te acontece é, sim, uma consequência de um ato seu. Portanto, cada fracasso foi causado também por você. Porém nem todo fracasso é negativo – a maioria dos fracassos tendem a ser positivos no saldo final. Depois de um tempo, depois que os sentimentos ruins vão embora, você percebe que aquilo que você passou era necessário para o seu crescimento. Enfim… *rs! Prazer em te “conhecer” e adorei a visita no blog.
    Um bjo!

    Responder

    • Posted by Ericka Rocha on 09/02/2011 at 10:35

      Menina, que jeito curioso de encarar as coisas da vida…! “Fracassos nem sempre negativos”, faz bastante sentido! Mesmo! Eu sou evanegélica, mas nem achava que as minhas palavras e a religião fizessem alguma diferença, bem legal teu ponto de vista! E, realmente… Tudo o que passamos é positivo no saldo final! REALMENTE!

      O Budismo tem palavras lindas, pelo pouquíssimo que eu sei… Obrigada por me trazer mais uma!

      Um beijão! E eu que agradeço a visista!

      Responder

  10. Posted by Fernanda Beltran on 08/02/2011 at 21:35

    Elzinha, excelente texto como sempre! Vc tem um dom incrível, consegue traduzir os pensamentos em textos maravilhosos em segundos!
    Sem dúvida concordo que nossa auto estima é baseada em fatos, normal do ser humano. E que sim, nem tudo depende da gente. Mas vale lembrar que temos influência e temos que sempre fazer algo para melhorar…
    Afinal, se a gente tem sempre a mesma atitude não adianta esperar por resultados diferentes…
    Beijos!!

    Responder

  11. Oii!! Ótimo, ótimo texto. Eu não sei se acredito exatamente em destino, mas acho que em partes, se deve a uma falta de empenho da nossa parte. Será que a gente deu tudo mesmo naquele estágio? Será que estudamos praquela prova?
    É claro que, às vezes, por maior que seja o esforço, as coisas não fluem. E é aí que caímos no seu post: como numa reação em cadeia, tudo vai caindo, até chegar na nossa autoestima e prejudicar todo o resto.

    Adorei o post, adorei a visita no meu blog, adorei tudo!!

    Beijinhos!!

    http://mmansur.blogspot.com/

    Responder

  12. Posted by @rafitzzz on 09/02/2011 at 11:36

    Tem uma musica da Maria Rita que diz o seguinte: “…recebe menos, quem mais tem pra dar.” Eu acho essa, a mais pura verdade!
    Sou daqueles que mando sms,e-mail e afins e nao sossego enquanto nao obtenho uma resposta. E se nao responder,FUDEU. A cabeça já começa a trabalhar a mil por hora achando que eu fiz alguma coisa errada e tal. Mas o pior de tudo, é que a gente sabe que algumas pessoas nao vao mudar nunca e mesmo assim criamos uma expectativa, que na verdade acaba se tornando uma frustração e a auta-estima vai lá embaixo. A culpa? É minha, óbvio.
    Mas aos poucos a gente vai aprendendo a lidar com esse tipo de situação, só nao podemos ficar batendo sempre na mesma tecla.

    Beijos.

    Responder

  13. […] passeando pelos blogs que gosto de acompanhar, me deparei com esse texto aqui! E de repente parece que muita coisa começou a adquirir outro sentido! Deixei um comentário no […]

    Responder

  14. Posted by karol on 09/02/2011 at 13:36

    aaah, se eu fosse solteira eu iria…rsss
    deve ter muita zoacao, afinal mulheres quando se juntam só sai porcaria.. hehe

    eu tbm acho a claudia leite liiinda, sou fa do cabelo dela e nao sei o que fizeram com ele naquela capa pra ficar tao feio!!!!

    bjos flor

    Responder

  15. kkkkkkkkkk

    Rachei de rir!
    Sério: Tem coisa mais nojenta do que aqueles homens se sensualizando? Pior! A maioria é feio que dói, se depila completamente e usa óleo no corpo, pra dar “aquele brilho”. Disgusting! Só se for pra rir mesmo…

    Flor, todas as roupas do meu blog são da minha loja, que fica no interior de São Paulo (Colina). Vendo tudo pela net també, tenho até uma lojinha cirtual! Se gostar de algo e tiver alguma dúvida, basta mandar um comentário ou email, ok?

    Beijinhos e volte sempre!

    Responder

  16. Então flor, a sombra é como se fosse um carimbo ou adesivo, você cola no olho e quando tira fik a sombra, mas num sei se funciona, nunca vi ninguem falando que testou…. beijokinhassss

    http://coisasdatali.blogspot.com/

    Responder

  17. Ericka sempre com posts fodas

    😀

    Responder

Deixe uma Resposta

