será que é amor?

Queridos, recebi alguns e-mails no Consultório que só vou ter tempo de responder semana que vem! A vida anda corridíssima, ficar entre Santos e São Paulo durante a semana me faz perder aí umas 7 horas de vida on the road… Complicado!

Fazendo um resumão do que eu tenho na minha caixa de entrada, notei uma tendência geral de questionamentos em relação aos limites do amor. Quando é que termina a atração e a paixão e começa, de fato, a reinar o tal sentimento nobre em nossos coraçõezinhos? Quando é que os romamnces viram obsessão ou quando é que as coisas começam a ficar meio fora do controle? O amor já teria dado lugar a outros sentimentos? Ou apesar de tantas loucuras ele ainda estaria por lá?

Gostaria de ter respostas pontuais para descrever como o amor se dá, mas é se soubesse de tudo isso esse blog não teria a menor serventia. Não pararíamos para refletir sobre o que é certo ou errado quando o assunto é relacionamentos.

Não consigo definir limites em relação aos sentimentos já que eles tanto podem acontecer em simultâneo, como odiar alguém e ser apaixonado por essa pessoa, como podem vir em separado. Aquilo que está na nossa cabeça (e coração) varia em intensidade ou representatividade de pessoa para pessoa. O que é amor pra mim pode não ser pra você, o que eu sinto pode ser bastante diferente daquilo que você vive, percebe… E sente também.

Posso falar de forma genérica sobre o que NÃO É amor. O que também não é fácil de identificar porque não somos feitos só de amor, ódio, paixão… Somos complexos demais pra colocar em linhas ou tentar definir sentimentos, mas podemos notar alguns padrões de comportamento; e são deles que eu tenho falado por aqui em alguns posts.

O que mais me intriga nisso tudo é essa sede que as pessoas tem em definir as coisas. Quem define, se perde. Se for amor, você vai saber. Vai sentir. Amor é aquele sentimento irracional que te faz querer ser melhor não por você, mas pelo outro. É que faz você ter a consciência de que existem no mundo pessoas mais bonitas, interessantes, inteligentes, fortes, sensuais, mas ainda assim você deseja estar com apenas uma,  imperfeita, que você escolheu para estar do seu lado porque sim. E simplesmente porque sim.

Recebi perguntas sobre traição, sobre trocar ou não de parceiro, sobre pequenas infelicidades que se tornam um problemão, sobre muitas e muitas coisas distintas questionando sobre o mesmo ponto: será que ainda é amor? Será que houve amor um dia? Será que amar é essa porcaria mesmo?

Não posso julgar se é amor, mas posso dizer que questionar-se demais já não é um bom sinal. Sei que amar não é ter sempre certeza, como diria Jota Quest, ninguém é perfeito pra ninguém e disso a gente sabe. Mas entre o sim e o não, entre desejar estar com outras pessoas ou com a que optou por chamar de namorada, noiva, ficante…Entre partir ou ficar, eu sempre sugiro partir. É drástico. É problemático. Traz consequências. Mas é melhor partir e definir-se por não estar que trair. Que enganar e magoar alguém que você pode descobrir posteriormente que amava de verdade. Que era amor. Das mágoas pode-se voltar atrás, das culpas, dificilmente.

E amar não pode ser uma porcaria, não 100% das vezes. Ocasionalmente amar vai ser uma porcaria. Vai doer, vai encher o saco, vai proibir, inibir, constrangir, vai cansar. Mas aí os envolvidos dormem, acordam e tudo passa a valer a pena de novo.

O que é amor, então?

Acho que é ainda ter dentro de si o desejo de não desistir.

*****

Leu? Gostou? Então agora ouve: Será que é amor? Arlindo Cruz na voz do Exaltasamba.

19 responses to this post.

  1. Posted by Carla Maia on 24/02/2011 at 11:14

    Foquei na música e fiquei no repeat ..
    NO PAGODJÉ!

    Mas voltando ao post.
    Sabe qual é o maior problema? (pelo menos pra mim)

    A GENTE PENSA DEMAIS!
    A gente quer resposta pra tudo.
    Quer entender tudo.
    PARA . RESPIRA, BRASIL!

    Mas como eu sei que isso nunca vai mudar, nem entro nos méritos!
    =)

    É isso .. =P
    TE AMO! =*

    Responder

  2. Não sei direito o que é amor, acho que ninguém sabe, mas confesso que eu virei uma pessoa mulher, e minha vida também, depois que eu comecei a ter um amor comigo, na minhas opinião, as coisas ganham um porque.

    Beijos.
    http://www.consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    Responder

  3. “Tão bom morrer de amor e continuar vivendo”. Mário Quintana


    Camila F.

    Responder

  4. Amar as qualidades de alguém é fácil… Na minha humilde opinião amar mesmo é quando vc ama (aceita) os defeitos, as diferenças. Aí sim :]
    Bjo

    Responder

  5. Pois é, minha flor, tb acho que as pessoas questionam demais, querem definir tudo e se falando de sentimento, nem tudo dá para limitar como pensamos. Amor definitivamente se sente e este sentimento te faz ser melhor, te completa, te faz feliz. Sim, haverá os momentos de desentendimentos, de discussões, mas são sempre passageiros e se tornam tão pequenos perto do sentimento que impera. O melhor dos desentendimentos é a reconciliação, o pedir perdão, o abraçar e beijar com intensidade. É tão bom amar, pq vc enxerga o que é real, sem contos de fadas e mtas vezes vê defeitos, mas mesmo assim olha pra quem está do seu lado e fala: é com ele(a) que quero viver pro resto da minha vida.

    Beijos, minha flor.

    Te espero lá no blog😉

    http://www.nicellealmeida.blogspot.com

    Responder

  6. Não dá pra desirtirmos do amor nunca.As vezes é complicado, é enrolado, é enjoado, mas é o amor.
    bjk flor
    Ta rolando um sorteio no meu blog.Te convido á participar!
    http://www.rosianeteixeira.blogspot.com

    Responder

  7. Não estou inspirada pra falar de amor kkkk, mas gosto de ler o que vc escreve!
    Beijos

    Responder


  8. Se se morre de amor? Não não se morre…”rsrs.fez me lembrar uma poesia.rsrs
    Beijos

    Responder

  9. As vezes eu acho que as pessoas levam tempo D+ pensando no que deveriam fazer e esquecem de fazer!! Eu sou mais de arriscar, se não deu chora um pouquinho e parte pra outra.. Ninguém morre de amor ou saudade!!

    Adorei o vídeo!!
    Bjuzzz.

    Responder

  10. Meniiiina que lindo texto você escreveu, fez meus olhos encherem de lágrimas.
    Eu ameiiii demais esse post.
    Beijos.

    http://www.deliriosdeconsumista.com.br

    Responder

  11. Sua participação no sorteio vai ser válida sim.
    Muito obrigada pelo carinho.
    beijoca
    Rosi

    Responder

  12. só o amor de corintios 13 é verdadeiro…. meu marido me ama assim… sabe pq?!
    é uma longa história.
    Besos, besos.
    http://vivi-aninha.blogspot.com

    Responder

  13. O q me deixa meio irritada é ver a banalização do amor hj em dia…As pessoas mal se conhecem e falam te amo, que por sinal está virando bom dia. Vejo muitas pessoas que não sabem o que amar por ai e pior que é contagioso. Bjooooooooooooooo

    Responder

  14. Posted by Mari on 25/02/2011 at 13:44

    Adorei o blog!🙂
    BJs,
    Mari
    http://regatabranca.wordpress.com/

    Responder

  15. Olá!
    Palavras sábias!
    Adorei!
    E o pagodinho ao fim… deu um toque especial!
    Beijoss

    Responder

  16. Posted by Melzer on 25/02/2011 at 18:51

    Olha, nesses 2 trechos você disse (ou seria “escreveu”? Hahaha…) tudo:

    “Amor é aquele sentimento irracional que te faz querer ser melhor não por você, mas pelo outro. É que faz você ter a consciência de que existem no mundo pessoas mais bonitas, interessantes, inteligentes, fortes, sensuais, mas ainda assim você deseja estar com apenas uma, imperfeita, que você escolheu para estar do seu lado porque sim. E simplesmente porque sim.”

    “Entre partir ou ficar, eu sempre sugiro partir. É drástico. É problemático. Traz consequências. Mas é melhor partir e definir-se por não estar que trair. Que enganar e magoar alguém que você pode descobrir posteriormente que amava de verdade. Que era amor. Das mágoas pode-se voltar atrás, das culpas, dificilmente.”

    Você pergunta o que é o amor no fim do post e eu diria é o mais nobre dos sentimentos. É muito mais feliz aquele que um dia já sofreu (e foi feliz tb) por ele do que aquele que nunca o conheceu.

    =*** Erickaaa! Saudades!
    See ya! o/

    Responder

  17. AMO ESSA MUSICA!!!

    Responder

  18. Posted by Aldi on 26/02/2011 at 09:22

    Ei obrigada pela visitinha la no meu cantinho, vim conhecer seu blog e gostei muito de seus texto, o amor e algo maravilhoso e grandioso…Bjs…

    Responder

  19. Posted by Yuka on 28/02/2011 at 02:05

    “O amor é ainda ter dentro de si o desejo de não desistir.”
    Pôxa, uma das coisas mais lindas que já lí na internet nesses últimos tempos.
    Um bjo!

    Responder

Deixe uma Resposta

